Monday 3 November 2014

Patriarcas e super-heroínas

O Patriarca de Lisboa celebrou missa ontem, dia de todos os santos, ao lado do Patriarca Melquita, da Síria, e falou do quanto sofrem os cristãos no mundo árabe.

O tal Patriarca Melquita, Gregório III, esteve em Lisboa nestes dias. Entrevistei-o a semana passada e ele falou não só da perseguição a que são sujeitos os cristãos, como também de algumas das particularidades desta igreja católica de rito oriental, cujos líderes tradicionalmente, rejeitam o cardinalato.

Publiquei, entretanto, a transcrição completa da entrevista, cuja leitura recomendo sobretudo a quem acompanha o mundo do Médio Oriente, o diálogo inter-religioso e questões ecuménicas.


Leiam aqui a entrevista que Ângela Roque fez a Teresa Power. Ao contrário do que o nome indica, não é uma super-heroína, mas sim uma mãe de sete filhos que gere um blogue sobre “uma família católica”. Pensando melhor, se calhar é mesmo uma super-heroína.

O Instituto Politécnico de Bragança tem um novo espaço inter-religioso, que nas últimas semanas foi animado por voluntárias alemãs da Comunidade Taizé.

No comments:

Post a Comment

Partilhar